1. Início
  2. Blog
  3. A ordem dos treinos importa?

A ordem dos treinos importa?

Se você pratica modalidades diferentes, ou quer entender melhor o que tem por trás do planejamento de treino proposto pelo seu treinador, vamos explicar melhor qual a ordem ideal das atividades no seu dia e na semana e como essa organização pode te ajudar a ter melhores resultados.

Funcional, treino de corrida, salto, flexibilidade, musculação e o Futebol com a galera. São tantas as modalidades tipos de estímulos e treinos que se não forem bem planejados, o rendimento e os resultados podem ser afetados. Então a ordem dos treinos importa? SIM!

Princípio da Adaptação

Nosso organismo vive em estado dinâmico de equilíbrio, fruto da constante interação com o meio. Por meio do exercício físico, o nosso corpo se afasta desse equilíbrio fazendo com que o corpo o nosso sistema tente se ajustar à nova realidade – tendência chamada auto-organização. Essa tendência em superar desafios externos por meio de mudanças estruturais é a base do princípio da adaptação dentro do treinamento desportivo (Gentil, 2018).

E é por meio dessa superação de desafios que nós evoluímos fisicamente, com relação ao ganho de força, velocidade, resistência e flexibilidade. Porém cada uma das nossas capacidades físicas têm um período para que esse processo de auto-organização seja efetivo, e também para que as nossas reservas de energia se recuperem para realizamos um novo exercício.

Heterocronismo das adaptações

Para garantir que o corpo vai ter tempo, energia e condições para super compensar os estímulos e retomar o estado de equilíbrio para promover mudanças duradouras, é necessário organizar os conteúdos de treino de acordo com o período necessário de adaptação de cada uma das capacidades físicas trabalhadas.

Isso acontece porque os estímulos de treinamento têm uma latência, período para o corpo assimilar o estímulo e recuperar energia, e caso esse período não seja respeitado,  pode prejudicar o resultado do treino,  rendimento treino  seguinte, e até gerar lesões (Verkhoshansky, Y. 2002).

De acordo com os pesquisadores dessa área de treinamento e fisiologia do exercício, a ordem geralmente recomendada é:

  1. Treino de Velocidade (Tiros máximos e agilidade, por exemplo);
  2. Força (Treino com saltos e caga extras);
  3. Resistência (Treino de corrida intervalada, atividades intermitentes como a prática esportiva.

Essa ordem pode ser aplicada na organização dos treinos no dia e na semana, por exemplo.

Em relação a flexibilidade, o ideal é manter uma certa distância entre esse treino e outra sessão. E uma estratégia para quem não pode realizar uma sessão apenas de treino de flexibilidade, é incluir exercícios de alongamento dinâmico antes dos treinos, e alongamentos estáticos e relaxantes após o treino.

Como aplicar esses conceitos na minha rotina de treinos?

Para exemplificar de forma prática, pegue como exemplo um aluno FunFute. No início do treino esse aluno vai realizar estímulos de velocidade e trabalho com saltos, por exemplo, e mais para o final do treino os exercícios estarão organizados para um estímulo de resistência cardiovascular.

Outro exemplo é de uma aluna que joga futebol quartas-feira à noite. Já que a prática exige um pouco mais do condicionamento cardiovascular, seria interessante ela não treina outra modalidade na manhã do dia seguinte, para que o seu corpo recupere do esforço.

Independentemente de ser atleta amador, atleta da vida real e não atletas de alto nível, um planejamento coerente, ordem e intervalos de de treino é sempre importante para atingir os melhores resultados e um estilo de vida ativo seguro e saudável.

Referências:

GENTIL, Paulo. Bases científicas do treinamento de hipertrofia . 6 ed. 2018.
VERKHOSHANSKY, Y. (2002). Teoría y metodología del entrenamiento deportivo. Barcelona: Ed. Paidotribo.

Post anterior
Como crescer o seu negócio ouvindo os consumidores?
Próximo post
Outubro Rosa e Atividade Física 
Menu