O Futebol é o esporte mais praticado e consumido do mundo e o mercado da bola movimenta bilhões de reais por ano no país. Em reportagem anterior mostramos um pouco sobre esse mercado tão lucrativo e nesta reportagem mostramos como ganhar dinheiro com o futebol.
Vamos aos 5 negócios que podem aliar sua paixão com os negócios:
1. Empresário
É claro que você já ouvir falar sobre os empresários de jogadores de futebol e sua alta renda pela transação de grandes jogadores que movimenta cifras milionárias. Mas qual a função de um empresário de futebol?
O empresário é responsável pelo gerenciamento de toda a carreira de um atleta de futebol e exige uma dedicação grande. E cada vez mais cresce o número de empresas que são responsáveis por gerenciar a carreira do atleta.
Em geral, a função do empresário requer uma rede de contatos grande para negociar o seu assessorado entre as equipes, negociando contratos e cuidando da carreira do atleta.
Desvantagens de ser um empresário
Um empresário de futebol investe muito dinheiro cuidando da carreira de atletas e negociando suas vendas, contratos e muito mais para, assim, começar a lucrar. Portanto há uma necessidade de conhecimento do mercado e uma boa rede de networking.
Mas nem sempre empreender com futebol deve ser necessariamente como empresário. Há outras grandes oportunidade de ser dono do seu próprio negócio
2. Escolas de futebol
Além de trabalhar com futebol você ainda pode contribuir para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes por meio de escolas de futebol. O esporte é uma ferramenta importantíssima no desenvolvimento físico, cognitivo e motor de seus praticantes e, além disso, ensina valores fundamentais na vida de qualquer jovem, podendo afastar dos riscos sociais inerentes à sociedade. A formação de atletas profissionais de futebol acaba ficando em segundo plano, diante da formação integral do atleta.
O Brasil é o país do futebol, sendo o esporte mais praticado e a procura por essa atividade continua crescendo no país. Contudo, é cada dia maior o número de escolas e academias de futebol, devendo apresentar um diferencial para atrair mais clientes ao seu negócio. A responsabilidade de lidar com pais, familiares e formação de cidadãos é bem grande mas também pode ser bem lucrativa, caso o trabalho seja bem feito.
Para quem não tem experiência no mercado, há diversas opções de franquias com escolas de futebol que oferecem marcas já conhecidas no mercado, treinamento e know-how e muito mais. Grandes estrelas do futebol como Ronaldo Fenômeno, Neymar, entre outros, possuem suas franquias, bem como equipes como Flamengo, Corinthians e clubes internacionais como Barcelona, PSG, Real Madrid e muito mais que também cedem suas marcas para utilização.
Desvantagens de ter uma escola de futebol
É um mercado do inúmeras opções e concorrência, então há necessidade de realizar um bom trabalho e agregar diferenciais para que o negócio seja lucrativo e atinja mais pessoas. Além disso, o investimento pode ser alto devido à construção de campos, compra de materiais, etc. É alta responsabilidade e cuidado com as crianças e jovens envolvidas no projeto, além do fato de lidar diretamente com pais e responsáveis quase a todo momento.
3. Trading esportivo
O trading esportivo é uma espécie de bolsa de valores voltadas ao esporte. Basicamente é um ambiente propício onde são realizados investimentos antes e durante um evento esportivo, podendo ser futebol ou não. Esse mercado movimenta mais de 100 mil dólares diariamente no mundo, sendo uma ótima opção de como ganhar dinheiro com futebol.
Para começar no trading esportivo é necessário apenas o cadastro em um portal exclusivo para esse fim, como BetFair, 188Bet ou Bet365. Os investimentos podem começar por valores baixos, contudo é necessário muito estudo, visto que os investimentos não devem ser feitos na sorte ou intuição.
Os traders trabalham com muito estudo, por meio de análise estatística, probabilidade, para assim realizar seus investimentos e apostas. Outra vantagem no trading esportivo é a duração das operações. Em média, um jogo de futebol dura até 2 horas, ao contrário da bolsa de valores que dura muito mais tempo.
Desvantagens de ser um trader esportivo
Se você é um grande entusiasta de futebol o trading pode ser uma ótima opção. Contudo, é necessário muito tempo de estudo e análise do mercado, times, estatísticas, probabilidades, entre outros. É necessário um grande conhecimento da área e utilização de softwares de alta tecnologia para análise do jogo. Além disso, é necessário muito controle emocional, não investindo por paixão ou no calor da emoção.
4. Lojas esportivas
O brasileiro é muito apaixonado por futebol e recente pesquisa relatou que 67,4% da população dizem interessar-se muito por futebol e o mercado também é promissor. A venda de produtos como camisas, canecas, copos, chaveiros, entre outros produtos licenciados pelos times movimentam milhões de reais no Brasil.
A média de camisas de futebol que um brasileiro tem é de 3 unidades. E o varejo com venda de produtos de futebol são ótimas formas de investimento. Para tanto há algumas opções de franquias que facilitam o trabalho e inserção nesse mercado que não há necessidade de ser atleta ou da área para investir, apenas conhecimentos administrativos e dedicação aos negócios.
A maioria das grandes equipes de futebol do Brasil investem em franquias de lojas com a venda de seus produtos licenciados. É o caso de equipes como Flamengo, Vasco, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e muitos outros. Além disso há algumas lojas que trabalham com mais de uma equipe como Loja das Torcidas e Torcedor Esporte Clube são algumas opções interessantes de franquias para ganhar dinheiro com futebol.
5. FunFute
O FunFute é uma nova forma de empreender aquela antiga paixão. É uma excelente opção de microfranquia que trabalha com futebol.
A metodologia própria e inovadora une o treinamento funcional com a alegria do esporte mais praticado do mundo, direcionado a todo e qualquer tipo de pessoa, com foco no resultado e diversão.
Ou seja, reúne aquele aquela pessoa que não pode mais fazer uma “escolinha” de futebol e qualquer tipo de pessoa que queira se divertir e aprender muito.
A franquia do FunFute é caracterizada pelo baixo investimento e alta lucratividade utilizando é um sistema próprio de gestão com a tecnologia como sua aliada. O aplicativo e software gerenciam toda a gestão dos franqueados, financeiro, controle de aulas, resultados, avaliações e muito mais, diminuindo os custos e aumentando o faturamento.
Os franqueados FunFute investem pouco tempo e dinheiro para um retorno alto e rápido. A Franquia FunFute se paga em até um ano e tem o faturamento de cerca de oito mil reais para quatro horas de trabalho semanais.