1. Início
  2. Blog
  3. Lesão? #ElaNão

Lesão? #ElaNão

O termo mobilidade é um conceito amplo que envolve amplitude de movimento , tensão muscular, tecidos moles e cápsula articular, aderência, resiliência dos tendões, coordenação neuromuscular, propriocepção, biomecânica da posição e conhecimento da forma adequada e executar um movimento.

Você sabia que o trabalho de mobilidade articular é fundamental na prevenção de lesões?

Quando tratamos de mobilidade articular estamos nos referindo à capacidade de explorar nossas articulações em toda amplitude de movimento que elas permitem.

É comum relacionarmos o termo alongamento com o de mobilidade. Contudo, o alongamento se refere ao trabalho com o músculo encurtado ou rígido, já o termo mobilidade trabalha todos os elementos que limitam o movimento e a performance, incluindo músculos encurtados e rígidos, restrições de tecidos moles, cápsula articular, problemas de controle motor, disfunção na amplitude de movimento e problemas neurais dinâmicos, baseado na integração global do nosso corpo.

Nesse sentido, a falta de atividade física se reflete na atrofia, traduzindo na perda de movimento a longo prazo, podendo acontecer em indivíduos de todas as idades e níveis de aptidão física, dependendo da forma como os treinamentos são realizados.

Portanto, o trabalho de mobilidade é fundamental na prevenção de lesões, aumento da eficiência do movimento e amplitude de movimento, melhoria da performance e controle motor.

Esse trabalho de mobilidade articular constitui parte fundamental do programa de treino do Funfute, sendo executada na primeira parte do treinamento.

A ideia é que nossos atletas sejam capazes de realizar um número cada vez maior de movimentos variados, nos diversos planos possíveis e com a maior qualidade aumentando eficiência, amplitude, performance e controle motor, auxiliando também na prevenção de lesões.

Para tanto, é importante analisar as importância da relação entre mobilidade e estabilidade, devendo observar uma alternância entre as funções de cada articulação, conforme descrito abaixo.

Devemos sempre nos atentar a relação entre essas articulações e a forma como a inutilização de uma irá afetar a outra. De forma geral, os problemas em uma determinada articulação se revelam em dores na articulação acima ou abaixo.

Se determinada articulação deveria ser móvel e passa a ser imóvel, muito provavelmente uma outra articulação (que deveria ser imóvel) passará a se mover, gerando assim os processos de lesões e disfunções articulares.

  • Perda de mobilidade do tornozelo gera dor no joelho
  • Perda de mobilidade do quadril gera lombalgia
  • Perda de mobilidade torácica gera dor cervical e no ombro ou lombalgia

Progressão recomendada: Mobilidade → Estabilidade → Movimento

O Funfute se preocupa com a prevenção de lesões, trabalhando a mobilidade e estabilidade das articulações de modo a melhorar a qualidade do movimento, se preocupando na correção da postura e padrões de movimentos de cada indivíduo, aumentando a eficiência e amplitude, resultando na melhoria da performance dos praticantes, seja em suas ações diárias ou durante a prática esportiva.

Então quer se livrar das dores e ter uma vida mais saudável? Procure o Funfute para ter uma atividade dinâmica e divertida.

Se você não pode ou ainda não tem Funfute na sua cidade, consulte profissionais de Educação Física ou Fisioterapia qualificados para realizar o trabalho que seja mais adequado às suas necessidades e em acordância com o seu nível. Cola com a gente que é sucesso!

Post anterior
20 tendências fitness para os próximos anos
Próximo post
A música melhora o desempenho esportivo?
Menu