O Crossfit intitulado como o esporte do fitness e foi inspirado no treinamento militar e ginástica, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico das pessoas com atividades mais dinâmicas e interativas que se diferencia um pouco da “mesmice” das academias. Já o Funfute é um programa inovador de atividade física funcional com a alegria do futebol, com o objetivo de promover resultados e diversão aos praticantes.
O Crossfit e o Funfute foram criados com base em 3 pilares, sendo eles a utilização de movimentos funcionais, alta intensidade e exercícios constantemente variados. Contudo, o Funfute possui um pilar a mais, se diferenciando da outra modalidade que é a utilização de habilidades do futebol.
A utilização de movimentos funcionais, com movimentos naturais do cotidiano e essenciais para nossa qualidade de vida como correr, sentar, empurrar, agachar, pular, entre outros.
Os exercícios são constantemente variados com cada treino sendo executado de uma forma diferente, tendo a rotina como inimiga, proporcionando ao atleta diferentes treinos e exercícios, preparando para qualquer desafio ou tarefa.
A alta intensidade é característica marcante na modalidade, proporcionando melhores resultados e maior adaptação ao organismo. A intensidade é variável para cada atleta, solicitando que o atleta complete as atividades no menor tempo possível, com maior carga possível ou com maior número de repetições possível, dependendo do desafio do dia. Neste sentido, a intensidade é variável de acordo com o nível do atleta, respeitando o nível de desenvolvimento físico que o praticante se encontra.
A utilização de habilidades motoras do futebol, utilizando a técnica e características específicas do futebol em consonância com as atividades e desafios propostos, treinando o passe, controle de bola, condução, desarme, drible, cabeceio e finalização.
O Funfute é, portanto, um treinamento único baseado em movimentos funcionais ligados ao futebol, visando um trabalho completo, diferenciado e desafiador, com alta eficiência na melhor preparação física e futebolística do atleta que objetiva um melhor rendimento no futebol e diversão, bem como a melhoria da qualidade de vida e saúde, sendo recomendado para qualquer tipo de pessoa, independentemente da idade ou nível físico, gerando inúmeros benefícios resultados físicos, motores, cognitivos e sociais.
Tanto no Funfute quanto no Crossfit, o treino, em geral, é o mesmo para todos os indivíduos, sendo ele iniciante ou avançado, com adaptações para cada indivíduo sendo por um grau de dificuldade menor, alteração alvos, distâncias, mudança de exercícios, entre outros. Sendo assim, a progressão ocorre quando tanto das capacidades físicas quanto das habilidades motoras são desenvolvidas. Sendo assim, qualquer indivíduo pode praticar.
A sequência metodológica utilizada nos treinos de Funfute e Crossfit são iguais, se dividindo em cinco partes, sendo elas: mobilidade articular e ativação, aquecimento, Skill, WOD e fechamento com alongamento ou volta a calma.
Outro fato comum entre as duas modalidades é a promoção da competição saudável, tanto entre os praticantes quanto aos desafios pessoais, promovendo diversão e competitividade às modalidades, podendo ser estabelecidos recordes com tempos, marcações e definição de regras e padrões de performance e execução que podem variar de WOD para WOD.
O Funfute é uma atividade funcional com a alegria do futebol, focando principalmente em resultado e diversão, enquanto o Crossfit é o esporte do fitness com movimentos mais característicos à modalidade.