A avaliação física é um meio fundamental para que o Profissional de Educação Física elabore a correta prescrição de um programa de treinamento e condicionamento, fornecendo os dados necessários para que conheça melhor o seu paciente, por meio de diversos testes.

Por meio da avaliação física é possível identificar limitações, doenças e prioritariamente a condição e aptidão física atual do avaliado, além de sua anatomia. Para tanto, os testes avaliativos devem ser realizados periodicamente e sempre comparados ao anterior, para descobrir se ocorreram melhorias ou perdas, tanto no aspecto condicional, físico, cognitivo, postural, entre outros.

E o Crossfute formulou um método próprio de avaliação física, avaliando todos os seus atletas de uma forma integral, determinando todas as informações necessárias de cada aluno para a prescrição de um treino eficiente e alcance dos melhores objetivos, bem como prevenir lesões e melhorar a qualidade de movimento e vida das pessoas.

A anamnese completa é realizada buscando coletar informações necessárias sobre o atleta, como: os seus objetivo; histórico de atividade física; histórico de doenças, cirurgias, medicamentos, patologias, lesões e fatores de riscos para doenças cardiovasculares e pulmonares; qualidade e horas de sono; hábitos alimentares; tempo disponível para a prática de atividade física; autoimagem; nível de estresse; autoestima; disposição; entre outras informações importantes.

O Crossfute também aplica o Questionário de Prontidão para Atividade Física (Par-Q) que tem o objetivo de identificar a necessidade de avaliação médica antes do início da atividade física. Caso for observado fatores de risco que podem ser agravados pela prática da atividade, o Coach Crossfute deverá solicitar uma avaliação médica especializada, buscando identificar restrições e orientações necessárias para a prescrição de exercícios apropriados.

A composição corporal é mensurada pelo exame de bioimpedância que por meio da aplicação de uma suave e indolor corrente elétrica no copo fornece dados como peso corporal, índice de massa córporea (IMC), quantidade de massa magra (músculo), quantidade de massa de gordura corporal, quantidade de água corporal, percentual de gordura corpórea, taxa de metabolismo basal, relação cintura-quadril e impedância de cada segmento corporal. A corrente elétrica passa através dos pés e das mãos, circulando livremente pelo líquido do tecido muscular, encontrando resistência do tecido adiposo, que é a gordura, fornecendo os dados relatados.

Sendo assim, a avaliação física do Crossfute também fornece dados posturais, detectando padrões anatômicos, desvios posturais, entre outros. Sendo assim, essas informações visam fornecer dados relevantes para que durante o treinamento possamos corrigir ou amenizar os possíveis distúrbios anatômicos, fortalecendo grupos musculares e articulações através da indicação e realização de exercícios específicos. O objetivo é que os atletas consigam se manter em posição ortostática, exigindo mínimo esforço do sistema articular e muscular.

Além de todos esses modelos já validados, o Crossfute criou uma avaliação funcional própria, avaliando os padrões de movimento dos praticantes e suas funcionalidades, determinando carências e necessidades de cada atleta para a prescrição de um treino mais eficiente e prevenindo lesões. Não obstante a isso, avaliamos também a resistência cardiorrespiratória de cada atleta, bem como as habilidades de futebol, buscando o trabalho cognitivo, técnico e com as especificidades da modalidade.

Então a dica é procurar se avaliar frequentemente, para assim determinar sua evolução, necessidades e objetivos, para que os treinos de Crossfute sejam mais eficientes no alcance do melhor resultado de uma forma muito mais divertida. Melhor que isso só fazendo!

Post anterior
FunFute PRO
Próximo post
Atividade física para Grupos Especiais – Funfute para Todos
Menu