1. Início
  2. Blog
  3. 20 tendências fitness para os próximos anos

20 tendências fitness para os próximos anos

A American College of Sports Medicine (ACSM) formulou uma pesquisa eletrônica para milhares de profissionais ao redor do mundo para determinar as tendências de saúde e fitness, demonstrando um impacto positivo na indústria fitness.

A pesquisa online foi realizada com mais de 4 mil profissionais da área, de 43 países diferentes, diferenciando “modismo” de tendência.

Segundo a pesquisa, tendência é desenvolvimento geral ou mudança na forma que as pessoas estão se comportando. Já modismo é tido como uma moda que é retomada com grande entusiasmo por um breve período.

Os modismos podem aparecer mas irão cair fora da lista nos anos subsequentes (alguns tão curtos quanto 1 ano).

Os resultados desta pesquisa anual auxiliam a indústria de fitness em algumas decisões de investimento importantes para o seu desenvolvimento.

E o melhor, das 20 tendências fitness de 2018 o Funfute abrange 18 delas, sendo a lista formada por:

1. HIIT – O High Intensity Interval Training

Ou Treinamento intervalado de Alta Intensidade é caracterizado por períodos curtos de exercícios de alta intensidade em um curto período de intervalo, gerando resultados muito positivos segundo diversos estudos. O Funfute também utiliza desse modelo nos seus treinos, trabalhando de forma bem intesnsa as atividades propostas.

2. Treinamento em grupo – aulas coletivas:

Os treinamentos em grupo tendem a ser mais motivacionais e divertidos, facilitando a interação entre as pessoas e aumentando a competitividade e diversão durante a prática. O Funfute utiliza em seu método os treinamentos em grupo gerando muito resultado e diversão entre os praticantes.

3. Wearables:

É a utilização de tecnologia que inclui rastreadores inteligentes de atividades, relógios, monitores de frequência cardíaca, dispositivos de rastreamento GPS, entre outros. A indústria de wearables hoje alcança US $ 1,5 bilhões em vendas, incluindo também tecidos inteligentes e interativos têxteis.

O Funfute incentiva muito a utilização de tecnologia durante os treinos, utilizando um sistema e app próprio para o controle de aula, bem como estimulando os atletas a utilizarem GPS e/ou monitores cardíacos na sua prática.

4. Treinamento com peso corporal:

Os programas de treinamento com o peso de corpo utilizam o peso do corpo para executar as atividades, minimizando a utilização de equipamentos, constituindo um método mais barato de prática de atividade física.

O Funfute utilizada desse tipo de treinamento na maioria dos exercícios, aliando isso com a bola para dar uma dinâmica diferente ao treinamento.

5. Treinamento de Força:

O Funfute segue uma periodização de treinamento desportivo, incluindo o treino de força, fazendo com que seus praticantes alcancem grandes resultados de uma forma mais divertida.

6. Profissionais de fitness educados, certificados e experientes:

O Funfute tem uma preocupação enorme em treinar e capacitar os profissionais da modalidade, certificando os aprovados nos cursos de Funfute, prezando pelo excelente atendimento altamente especializado e atualização profissional constante de todos os profissionais envolvidos.

7. Yoga: Um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas ou como uma forma de exercício.

8.Personal Training: O Funfute ministra treinos coletivos controlando as individualidades de cada um.

Contudo, caso haja a necessidade e vontade de seus praticantes em realizar um treino individualizado, o serviço pode ser oferecido pelos profissionais credenciados para ministrarem os treinamentos.

9. Programas para terceira idade: O Funfute é para todo tipo de público com exercícios que podem ser adaptados a qualquer tipo de pessoa, tendo atletas da terceira idade até crianças.

10. Treinamento funcional: O Funfute nada mais é do que um treinamento funcional de alta intensidade com a alegria do futebol, promovendo resultados excelentes com um treino mais dinâmico e divertido utilizando fundamentos do futebol.

11. Exercício e perda de peso: O Funfute é uma excelente atividade física a diminuição de massa gorda e aumento de massa magra, principalmente pela intensidade como são realizadas as atividades. Contudo, para melhorar ainda mais os resultados é necessário combinar a prática de Funfute com uma alimentação adequada à sua individualidade.

12. Exercício é remédio: “Exercise is medicine” é um programa global que incentiva médicos e profissionais da saúde para recomendar a atividade física para os seus pacientes, como forma de prevenção e tratamento de doenças. O Funfute promove uma série de benefícios À saúde, bem como relações interpessoais, entre outros, se configurando em um ótimo remédio para a saúde dos praticantes.

13. Personal Training em pequenos grupos: Embora o Funfute atenda um grupo maior de pessoas, há uma preocupação de atender à todas as pessoas levando em conta suas limitações e patologias, utilizando no mínimo dois professores para o melhor acompanhamento dos atletas.

14.Esportes ao ar livre: O Funfute desempenha atividades ao ar livre, podendo utilizar qualquer espaço compatível com a prática esportiva da modalidade, aproveitando a natureza, espaços públicos, parques, monumentos, entre outros.

15. Flexibilidade e mobilidade usando rolos: Rolos de mobilidade foram projetados para liberação miofascial utilizando em massagem, alívio de tensão, recuperação muscular, entre outros.

O trabalho de mobilidade articular e flexibilidade são sempre realizados na primeira parte do treino de Funfute, melhorando a amplitude e qualidade do movimento, bem como, na prevenção de lesões.

16. Licenciamento para profissionais de fitness: No Brasil, o profissional de Educação Física já é regulamentado pelos Conselhos Regional e Federal de Educação Física e o Funfute exige o licenciamento no conselho para a atuação. Além disso, todos os coaches de Funfute são credenciados com o curso para treinadores da modalidade, ensinando toda a metodologia e didática necessária para ministrar os treinamentos.

17. Treinamento em circuitos: O Treinamento em circuito tem como característica a combinação de exercícios que são realizados por um número predeterminado de repetições ou por um período de tempo, normalmente utilizando um tempo de descanso entre os exercícios.

Durante o WOD (Workout of the day ou Treinamento do dia) no Funfute utiliza-se muito os treinamentos em forma de circuito.

18. Wellness Coaching: é a integração entre a ciência da mudança comportamental com a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação, fornecendo um acompanhamento mais individualizado. No Funfute os atletas recebem acompanhamento antes, durante e após os treinamentos, com utilização de aplicativo que avalia tanto a atividade física como o comportamento dos atletas, melhorando os resultados dos seus praticantes.

19. Exercícios de Core: Os exercícios de Core trabalham coms os músculos estabilizadores do abdômen, tórax e costas, melhorando estabilidade corporal, desempenho esportivo e todas as capacidades físicas. O Funfute se preocupa com o trabalho de core, fornecendo estabilidade para o nosso organismo e prevenindo lesões.

20. Treinamento esportivo:
O Funfute utiliza como base o treinamento funcional com a alegria do futebol, utilizando técnicas da modalidade para desenvolver suas habilidades e capacidades físicas, melhorando o seu desempenho no esporte.

Post anterior
A metodologia Funfute
Próximo post
Lesão? #ElaNão
Menu